• Ariel

Ética e memória nas redes sociais

Prof. Eduardo Ariel

Webinar sobre o cotidiano em rede.




As redes sociais digitais são, a dia de hoje, um elemento cotidiano na vida de bilhões de pessoas. Representam, ademais, um importante caudal de lembranças. Pelas redes conhecemos o que foi dito sobre nós, expomos (ou não) pensamentos, ideais, intimidades.


Compartilhamos afetos e emoções que são elementos fundamentais na formação e na evocação das memórias individuais e coletivas. Neste contexto, indagamos quais são alguns dos principais problemas éticos no encontro com a memória - e com o esquecimento - nas redes.



Nome dos convidados:

Mediação: Eliza Casadei

Participantes: Mônica Rebeca Ferrari Nunes e Luiz Peres-Neto



Data e horário:

29/05/2020 às 18h.



Perfis dos candidatos:



Eliza Bachega Casadei Professora e Pesquisadora do PPGCOM ESPM-SP. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, líder do grupo de pesquisa “História, Comunicação e Consumo”.







Mônica Rebeca Ferrari Nunes Professora e Pesquisadora do PPGCOM ESPM-SP, líder do grupo de pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, MNEMON, da ESPM (CNPq). Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Membro-fundadora da REMEMORA (Rede Brasileira de Pesquisadorxs em Memória e Comunicação). Membro consultivo da ABME (Associação Brasileira de Memória Empresarial).








Luiz Peres-Neto

Professor e Pesquisador do PPGCOM ESPM-SP e coordenador do ESPM MediaLab. É doutor e mestre em comunicação pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, Espanha), onde é, desde 2019, pesquisador associado no Institut de la Comunicació (InCom-UAB).



8 visualizações
3cdf02_d9a7e81fafbb4f8f87dc7c742279d12b~
Screenshot 2020-04-26 16.57.40.png