• Ariel

Exposição online


Profa. Eliana Formiga (colaboração)

Sem sair de casa é possível ir longe.Visite daqui uma sensacional exposição, tendo como ponto de partida a fotografia da artisita Man Ray.


Recebemos uma dica sobre uma exposição online da Profa. Eliana Formiga. Segue abaixo o texto da curadora Emmanuelle de l’Ecotais.


Depois das apresentações realizadas nas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB de São Paulo e Belo Horizonte, a exposição Man Ray em Paris chega a Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. Primeira retrospectiva de Man Ray no Brasil, a exposição procura abranger sua imensa e multiforme obra. Conhecido principalmente por sua fotografia, Man Ray também foi criador de objetos, realizador de filmes e faz-tudo genial. Ele chega a Paris em 1921, onde permanece até a Segunda Guerra Mundial e para onde retorna definitivamente em 1951. Foi nessa cidade que sua arte original se desenvolveu e mais repercutiu. Após tornar-se rapidamente fotógrafo profissional, sua obra oscila, de maneira contínua, entre o trabalho de encomenda (o retrato, a moda), de um lado, e o desejo de realizar uma “obra artística”, do outro. Integrante do grupo Dadá desde seus primeiros trabalhos em Nova York e, em seguida, figura central do Surrealismo, Man Ray manifesta, ao longo de toda a sua vida, uma atitude de diletante entretido, cultivando o acaso como algo vivaz e apaixonante, a fim de ocultar a parte atarefada de seu trabalho. Em suas palavras, “o artista é um ser privilegiado capaz de livrar-se de todas as restrições sociais, cujo objetivo deveria ser alcançar a liberdade e o prazer”. Esta exposição, por meio de quase 250 obras, entre as quais se destacam os contatos originais, não apenas elucida a lenta maturação da obra de Man Ray, como também apresenta um panorama completo de sua criatividade. Das primeiras obras dadaístas ao retrato e à paisagem, da moda às imagens surrealistas, de seus trabalhos comerciais a uma seleção de seus objetos e filmes, e à sua vontade de revelar outra realidade, reúnem-se na mostra toda a complexidade e a riqueza do que ele nos legou.

Emmanuelle de l’Ecotais

Curadora


Visite a exposição online:

https://artsandculture.google.com/exhibit/man-ray-em-paris/yAIS-g_S1ucjJA


Visite também as apresentações da exposição no CCBB São Paulo e Belo Horizonte

www.artepadilla.rio/man-ray-em-paris/

3 visualizações
3cdf02_d9a7e81fafbb4f8f87dc7c742279d12b~
Screenshot 2020-04-26 16.57.40.png