Frase e citações n°1

Prof. Eduardo Ariel

Para pensar e conversar.


Estou lendo uma bela dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC), orientada pela Profa. Mirella.


O título da pesquisa é "Design Science e a consonância da pesquisa discente em Administração com o mercado: uma análise de projetos de conclusão de curso e sua aplicabilidade" da aluna Gabriela Fagundes. Também aproveito o espaço daqui para agradecer o convite de estar compondo essa banca de mestrado, como membro interno do MPGEC.


O objetivo desse espaço é compartilhar algumas frases ou citações acadêmicas que gerem reflexão. Com isso, fiz uma seleção de algumas delas.




Sobre beleza


Existe um mundo que acontece pelo desenrolar lógico da história, em toda sua crueza e insensibilidade. Mas há um mundo igualmente concreto que nasce dos sonhos: a Pietà, de Michelangelo, O bejio, de Rodin, as telas de Van Gogh e de Monet, as músicas de Tom Jobim, os livros de Guimarães Rosa e de Saramago, as casas, os jardins, as comidas: eles existiram primeiro como sonho, antes de existirem como fatos. Quando os sonhos assumem forma concreta, surge a beleza". RUBEM ALVES




Sobre educação


(...) Conforme a compreensão de Paulo Freire (2011, p. 24) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Morin (2006) ainda complementa que os saberes não devem inibir a curiosidade, mas ter a função de despertá-la.


(...) Á vista disso, a compreensão do papel da educação na atualidade está, entre

outras ponderações, na harmonização de saberes.


Conjugar a construção de conhecimento com as exigências da sociedade sem, entretanto, renunciar a seu papel de discorrer por conhecimentos já consolidados. Se fundamenta na análise crítica do que já conhecemos para construir e aproximar tais teorias com a

implementação prática para desenvolvimento de novos saberes, conforme a

direção do processo educativo. Quanto a isso, Dewey (1978) argumenta:


A atividade educativa não se processa no vácuo, independente de objeto e condições. Ao contrário, ela é sempre uma resposta a estímulos específicos ou gerais, nascidos do próprio organismo e do meio ambiente que que o indivíduo vive” (DEWEY, 1987, p.21).


Um dos maiores desafios educacionais é a adaptação dos processos de ensino-aprendizagem, às presentes mudanças e paradigmas sociais, de forma que o aluno atue ativamente na construção do conhecimento. Neste mesmo contexto, Janice Theodoro faz as seguintes considerações:


É difícil preparar o homem para esse desafio contemporâneo, um desafio onde nada, nunca, está no mesmo lugar, onde as relações de causa e efeito não fazem mais sentido porque a mudança cria uma infinidade de variáveis que nos obriga a trabalhar com as ideias de sistema ou rede. (THEODORO, 2005, p. 50)


2 visualizações
3cdf02_d9a7e81fafbb4f8f87dc7c742279d12b~
Screenshot 2020-04-26 16.57.40.png