top of page

Meu Facebook é Tautista.

Prof. Giovani Marangoni


Facebolhas


Resgatei o Tautismo do pesquisador francês Lucien Sfez para observar o fenômeno das bolhas do Facebook. O neologismo de Sfez soma a tautologia, repetição lógica, onde o resultado do raciocínio é igual à sua proposição, ao autismo, distúrbio ou estado mental de fechamento, de criação de um mundo próprio com pouco ou nenhum contato com o mundo exterior.


Para Sfez, o tautismo seria a característica do que chamou de “comunicação confusional”, traço onde o processo da comunicação teria se tornado um diálogo sem personagem. Só leva em conta a si mesmo, isto é, a comunicação como seu próprio objeto.


Em meu artigo, discuto características postas pelas circunscrições de grupos, amigos, que caracterizam as aglutinações de pessoas nos perfis do Facebook, observando alguns efeitos dos algoritmos "inteligentes" e suas curadorias de entregas de conteúdos. Boa leitura a todos e todas!


FACEBOLHA
.pdf
Fazer download de PDF • 1.31MB


46 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글 1개


Emily Williams
Emily Williams
2021년 1월 28일

This is a very great post and the way you express your all post details that is too good.thanks for sharing with us this useful post..

[url=https://www.fieldengineer.com/skills/cloud-systems-administrator]Cloud Systems Administrator[/url]

좋아요
bottom of page