OBSERVATÓRIO DE EXPERIÊNCIA DIGITAL

pesquisas 

Para primeira parte da pesquisa estão contempladas os seguintes objetivos, dentro da avaliação para formação do ranking:

1) Entender quais são as marcas preferidas pelos cariocas nos principais segmentos da economia.

2) Entender como se dá a presença digital dessas marcas.

3) Entender a relação do carioca com as marcas nos meios digitais.

resultados

A praia ainda é o principal ícone que representa o carioca: é a palavra mais citada e a atividade de lazer preferida.

 

As marcas relacionadas com o tópico praia que são mais lembradas são:  Havaiana, biscoito Globo e Mate Leão.

 

Apesar da praia ainda ser destaque como aspecto positivo, a violência aparece como contraponto e é a segunda palavra mais citada pelos cariocas.

 

Apesar dos cariocas  passarem muitas horas conectados (59% ficam entre 4 e 10 horas conectados por dia), o percentual de compras pela internet não acontece na mesma intensidade (36% diz comprar as vezes).

 

A rede social mais usada é o facebook, mas o Instagram se destaca para a conexão com as marcas.

marcas preferidas

perfil dos entrevistados

Pesquisa quantitativa online com 396 respondentes moradores da cidade do Rio de Janeiro realizada entre os dias 13 e 16 de maio de 2019.

hábitos e uso de tecnologia

Obs.: Os valores de 1 até 5, representam uma escala de concordância crescente.

redes sociais

ranking de experiência digital para marcas cariocas

pesquisadores: eduardo ARIEL e karine KARAM

 

Para primeira parte da pesquisa estão contempladas os seguintes objetivos, dentro da avaliação para formação do ranking:

1) Entender quais são as marcas preferidas pelos cariocas nos principais segmentos da economia.

2) Entender como se dá a presença digital dessas marcas.

3) Entender a relação do carioca com as marcas nos meios digitais.

resultados

A praia ainda é o principal ícone que representa o carioca: é a palavra mais citada e a atividade de lazer preferida.

 

As marcas relacionadas com o tópico praia que são mais lembradas são:  Havaianas, biscoito Globo e Mate Leão. Sendo que a marca Havaianas é destaque em todas as idades, principalmente entre os mais jovens. 

 

Apesar da praia ainda ser destaque como aspecto positivo, a violência aparece como contraponto e é a segunda palavra mais citada pelos cariocas. Na Baixada, Zona Norte e Zona Sul o aspecto negativo do Rio teve mais destaque do que o positivo (“violência” foi mais citada do que “praia”).

 

Apesar dos cariocas  passarem muitas horas conectados (59% ficam entre 4 e 10 horas conectados por dia), o percentual de compras pela internet não acontece na mesma intensidade (36% diz comprar as vezes).

 

A rede social mais usada é o facebook, mas o Instagram se destaca para fazer conexão com marcas.

As categorias com maior maior participação digital são: supermercados, bares e cinemas. Já aquelas com maiores percentuais foram livraria, farmácia e ponto turístico.

palavras e marcas preferidas

Quando falamos em Rio de Janeiro, qual a primeira palavra que vem à sua cabeça?

1. Praia

2. Violência

3. Cristo Redentor

 

Na sua opinião, quais marcas de qualquer segmento melhor representam o Rio de Janeiro?

1. Havaianas

2. Biscoito Globo

3. Matte Leão

Quais marcas têm os melhores sites na internet?

1. Americanas

2. Havaianas

3. Casas Bahia

perfil dos entrevistados

Pesquisa quantitativa online com 396 respondentes moradores da cidade do Rio de Janeiro realizada entre os dias 13 e 16 de maio de 2019.

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hábitos e uso de tecnologia

Os cariocas estão usando o celular em excesso, 36% declararam que perderam o sono porque ficaram mexendo no celular e 35% declararam que pegaram o celular de madrugada para dar uma olhadinha. Já 59% ficam entre 4 e 10 horas conectados na internet por dia. 

Obs.: Os valores de 1 até 5, representam uma escala de concordância crescente. Assim, 1 significa não concordo nada e 5 significa concordo totalmente. 

redes sociais

O relatório apresenta como os cariocas usam redes sociais.

O estudo aponta para como marcas e redes sociais se relacionam, dando conta de algumas especificidades de cada uma delas.

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Marcas mais seguidas no Facebook.

1. Americanas

2. O Boticário

3. Adidas

 

Marcas mais seguidas no Instagram.

1. Farm

2. Burger King

3. Reserva

Quais influenciadores digitais você admira?

1. Felipe Neto / Irmãos Neto

2. Carlinhos Maia

3. Evellyn Regleli

marcas e categorias 

Em cada categoria, vamos ver que marcas são Top 3 no uso e no reconhecimento dentro da internet?

lazer

A praia mais uma vez aparece com grande destaque. Ela é considerada pelo carioca sua principal atividade de lazer.

 

Quais lugares você gosta de ir no seu tempo livre?
1. Praia

2. Cinema

3. Shopping

Para 65% dos respondentes, declaram utilizar sites para planejarem suas principais atividades de lazer. O Google é a principal ferramenta para ajudar na construção desse tipo de programação, ainda que não tenha ocorrido distinção entre buscadores, redes sociais e sites dedicados. Para os cariocas, durante o uso não existe separação ou tipificação, o sentido da tarefa prevalece.

 

Quando a gente fala em lazer no Rio, quais sites você usa para te ajudar no planejamento da sua programação?

1. Google

2. Facebook

3. Ingressos

ponto turístico

O Corcovado é o ponto turístico mais lembrado e 62% já acessaram o site do ponto turístico citado. Porém quando questionados "Você já acessou o site deste ponto turístico?", 62% dos respondentes assinalaram que não.

 

Quando falamos de pontos turísticos do Rio de Janeiro, qual a primeira marca vem à sua cabeça?

1. Corcovado

2. Pão de Açúcar

3. Praia

 

praia

Copacabana pode ser a praia mais conhecida, mas a praia preferida pelos cariocas é a Barra da Tijuca.

 

Qual a sua praia preferida no Rio?

1. Barra

2. Ipanema

3. Copacabana

 

cinema

Cinemark é o cinema mais citado e 79% dos respondentes disseram já terem acessado o seu site. 


Quando falamos em cinema qual a primeira marca vem à sua cabeça?1. Cinemark

2. Kinoplex

3. UCI

teatro

O Teatro Municipal é destaque e 59% já acessou o site do equipamento cultural mais citado. 


Quando falamos em Teatro, qual a primeira marca vem à sua cabeça?1. Teatro Municipal

2. Teatro Miguel Falabella

3. Teatro João Caetano

casa de show

Vivo Rio é a marca mais lembrada e 65% disseram já terem acessado o site do equipamento cultural mais citado.  


Quando falamos em Casa de Show, qual a primeira marca vem à sua cabeça?

1. Vivo Rio

2. Circo Voador

3. Km de Vantagens Hall

museu

O Museu do Amanhã foi o mais lembrado e 59% dos respondentes já acessaram o seu site. 


Quando falamos de Museus do Rio de Janeiro, qual a primeira marca vem à sua cabeça?

1. Museu do Amanhã

2. Museu Histórico Nacional

3. MAM

hotel

O Copacabana Palace é o hotel mais lembrado e 70% disseram já terem acessado o seu site.  


Quando falamos em hotel, qual é a primeira marca que vem à sua cabeça?

1. Copacabana Palace

2. Ibis Hotel

3. Rede Windsor

Obs: Mantivemos os nomes de acordo com todas as citações feitas pelos respondentes, ainda que algumas marcas tenham sido alteradas recentemente. Como exemplo, pode-se citar Belmond Copacabana Palace. 

shopping center

Os shoppings mais antigos e tradicionais são os destaques e 74% já acessaram o site daquele mais citado. 

 

Quando falamos em Shoppings do Rio de Janeiro, qual a primeira marca vem à sua cabeça?

1. Barra Shopping

2. Shopping Rio Sul

3. Norte Shopping

moda 

As lojas de departamento se destacaram na categoria de roupas femininas.  

 

Quando falamos em moda feminina, qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. Marisa

2. C&A

3. Renner

De maneira específica, 63% já compraram roupa feminina pela internet.As lojas de departamento também são destaque nas compras pela internet, porém existe alterações na lista, seja em posições ou marcas.

 

Qual marca tem o melhor site?
1. Renner

2. C&A

3. Farm

A Reserva é referência em moda masculina para os cariocas. 

Quando falamos em moda masculina, qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. Reserva

2. Taco

3. South

76% já compraram roupa masculina pela internet. A Reserva também é destaque nas compras pela internet.

Qual marca tem o melhor site?
1. Reserva

2. Centauro

3. Adidas

farmácia 

Pacheco é a marca de farmácia mais lembrada.   

 

Agora, gostaríamos de falar em farmácias. Qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. Pacheco

2. Drogaria Venâncio

3. Droga Raia

68% já compraram em algum site de farmácia. Pacheco além de ser a marca de farmácia mais lembrada também é considerada a que tem o melhor site.

 

Qual das marcas de farmácia tem o melhor site?
1. Pacheco

2. Droga Raia

3. Ultrafarma

mercado 

Os supermercados populares são os mais lembrados. 

 

Quando falamos de supermercado, qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. Guanabara

2. Mundial

3. Extra

86% já compraram em sites de supermercados. As marcas mais premium se destacam quando as compras são pela internet. 

Qual das marcas de mercado tem o melhor site?
1. Extra

2. Pão de Açúcar

3. Zona Sul

restaurante 

Outback se destaca na categoria restaurante. 

 

Quando falamos de restaurante, qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. Outback

2. Parmê

3. La Mole

64% já compraram diretamente no site de um restaurante. A marca iFood já virou referência na compra de comida por aplicativo. 

Qual restaurante tem o melhor site?
1. iFood

2. Habbib's

3. Outback

bar

Bar do Adão foi o mais lembrado e 80% disseram já terem acessado o site da marca mais lembrada. 

 

Quando falamos em bar, qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. Adão

2. Belmonte

3. Barril 8000

Obs: Mantivemos os nomes das marcas conforme foram citados pelos respondentes. 

lanchonete

As marcas de fast-food são as líderes na categoria de lanchonetes e 52% já acessaram o site da lanchonete mais citada.  

 

E lanchonete? Qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. McDonald's

2. Burger King

3. Bob's

livraria

Saraiva é a livraria mais lembrada e 74% dos colaboradores da pesquisa já acessaram o seu site. Também cabe destacar que os nomes citados dão conta exclusivamente da lembrança dos entrevistados, resistindo até possíveis alterações no ponto de venda e na operação em certa localidade. Aqui o nome da marca mostra sua força, bem como o meio digital.

Quando falamos em livrarias, qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. Saraiva

2. Livraria da Travessa

3. Cultura

Obs: Mantivemos os nomes das marcas conforme foram citados pelos respondentes. 

academia

Aqui SmartFit e Bodytech são marcas líderes, ainda que outras categorias complementares tenham aparecido na pesquisa. Dentre elas estão: Nike e Adidas. 

Quando falamos em livrarias, qual a primeira marca vem à sua cabeça?
1. SmartFit

2. Bodytech

3. Nike

4. Adidas

 
 
 
 
 
 
 
 

etapas para construção do ranking de experiência digital

A pesquisa tem como tema os artefatos digitais que provém evidências de uma marca de cidade em ambiente virtual. Com ela o intuito do grupo de pesquisadores é fomentar o incremento dessas evidências nos seguintes aspectos: arquitetura de informação, user experience, design de interação e branding. Sempre tudo conectado com o Rio e os cariocas. Acreditamos que parte desse estado de espírito que define à Cidade Maravilhosa também reside no virtual. Assim sendo, marcas com presença digital auxiliam nessa construção. Daí veio o desejo de construir um Ranking de Experiência Digital para Marcas Cariocas.

Afinal, conforme Donskis destaca na introdução da obra Cegueira Moral de Zygmunt Bauman de 2013, uma cidade torna-se um modo de viver e de pensar, algo em que se expressam história, arquitetura, música, artes plásticas, poder, memória, intercâmbios, encontros de pessoas e ideias, dissonâncias, finanças, política, livros e credos - um espaço em que o mundo moderno nasce e também adquire suas formas para o futuro. 

Na primeira versão do ranking serão utilizados os resultados da pesquisa acima, bem como duas bases de informações para seleção das marcas e de seus respectivos sites:Marcas dos Cariocas do Jornal O Globo e Marcas preferidas pelos cariocas da Veja Rio (link externo e interno).  

Os critérios para avaliação serão aqueles contidos nas recomendações desenvolvidos por Jakob Nielsen e Rolf Molichno, início da década de 1990, quando propuseram um método através da qual o projetista aplica um número de princípios ao projeto. Eles são conhecidos como Heurísticas, ” é originário dos estudos de História, referente à pesquisa e crítica de documentos para a descoberta de fatos. Já em educação, o termo é utilizado para definir a linha pedagógica que possibilita que os alunos adquiram conhecimento através da descoberta pessoal".

O processo de avaliação utiliza um grupo de avaliadores experientes, geralmente pesquisadores do Observatório, examinando uma dada interface, procurando por problemas que violem alguns princípios gerais do bom projeto digital. Em breve divulgaremos os avaliadores aqui.

Por ser uma ferramenta de avaliação geral, à Avaliação Heurística pode ser aplicada em qualquer estágio do desenvolvimento do projeto, desde a prototipagem, como método formativo; até mesmo após a implementação, como método somativo. Também é possível trocar os itens temáticos das guidelines de um caso para outro, assim os critérios de avaliação seguem o tema e a categoria do objeto de pesquisa.

O ranking de experiência digital é uma avaliação semestral de sites e demais plataformas digitais de empresas que tenham uma conexão muito forte com o Rio de Janeiro. Na versão 1.0 que será realizada em outubro de 2019, toda ênfase recaí na experiência de uso, também conhecida como UX. Já na versão 2.0 que será realizada em maio de 2020 outros tópicos farão parte do checklist, dentre eles estarão: branding e redes sociais. Enquanto em setembro de 2020, por meio da versão 3.0, chegaremos aos influenciadores digitais, por meio da inclusão das seguintes métricas: pertinência ao tema, estratégia digital, uso integrado de canais e de plataformas diversas, relevância, propagação, product placement, inovação e marca pessoal.

 

ranking, experiência digital e critérios

Etapas da avaliação para formação do ranking:

1) Divulgação - Elaboração e publicação do edital da avaliação, contendo os nomes dos avaliadores, etapas, procedimentos e regras.

 

2) Reunião dos especialistas - Reunir um grupo de especialistas para executar a avaliação dentro das categorias selecionadas.

3) Avaliações - Pedir que os especialistas avaliem a interface isoladamente, em seguida eles enviarão para plataforma que compilará todos os resultados.

4) Resultados - Divulgar os resultados.

5) Feedback - Envio dos selos do ranking e do relatório de feedback para os departamentos competentes dentro das marcas avaliadas.

Escala de gravidade:

 

 

Nielsen (1999b) destaca que a gravidade de um problema de interface é uma combinação de três fatores:

 

 

Freqüência – implica saber se o problema é comum ou raro.

 

Impacto – deve-se procurar saber se os usuários conseguem ultrapassar o problema de maneira fácil ou com dificuldade.

Persistência – implica saber se os usuários poderão ultrapassar o problema, uma vez que tenham  conhecimento de sua existência, ou serão repetidamente por ele incomodados.

Para fins de avaliação, Nielsen (1999b) estabeleceu uma escala que varia de 0 a 4 para ser usada na determinação do grau de severidade de problemas de usabilidade.

0 - Não é encarado necessariamente como um problema de UX.

 

1 - Problema menor de UX. Não impede que os usuários realizame suas tarefas no produto digital..

2 - Problema intermediário de UX. Baixa prioridade de atenção, os usuários ainda podem conseguir ultrapassar o problema na interação com o produto digital..

3 - Problema maior de UX. Alta prioridade de atenção, pois compromete boa parte da interação do usário com o produto digital..

4 - Catástrofe de UX. Compromete o todo o esquema de UX e impede o usuário de interagir com o produto digital.

OBSERVATÓRIO DE EXPERIÊNCIA DIGITAL

Download 

Checklist da versão 1.0

Clique ao lado para baixar o documento com o procedimento resumido para avaliação que será realizada em outubro  de 2019.

PDF
 
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