• Ariel

Comunicação Multissensorial

Atualizado: Jan 8

Prof. Eduardo Ariel

Livro para emocionar, sentir, compartilhar e aplaudir

A Profa. Ana Erthal acaba de lançar um livro fruto de sua pesquisa de doutorado na UERJ. Tal obra dignifica uma carreira brilhante como profissional e pesquisadora.


O título do livro é "A Comunicação Multissensorial.Compreendendo modos de sentir" pela editora e-Papers. O produto editorial dá significado, com sólida base científica, às estratégias de comunicação mercadológica planejadas para criar vínculos memoráveis em seus públicos-alvo.


Na resenha do livro, elaborada em conjunto pela autora e editora, surgem algumas perguntas norteadoras para obra.


Diante das centenas de estímulos a que somos expostos diariamente, de quais deles nos lembramos? Quais são as experiências que marcam a nossa memória e que são dignas de recuperação em um momento posterior? Seria o ambiente urbano tão inflacionado de mensagens publicitárias que passamos por elas sem percebê-las? Sabemos descrever as experiências das quais lembramos com precisão sensorial? Temos disponíveis em nosso vocabulário palavras capazes de traduzir nossas experiências sensoriais? Somos incentivados a treinar nossos sentidos para perceber, reconhecer e interpretar os estímulos que recebemos? São algumas questões exploradas nessa obra. Um mapeamento dos sentidos no tempo e no ambiente urbano e da comunicação multissensorial como estratégia de publicidade.


Para autora do livro: o objetivo de permitir uma leitura mais aprofundada sobre os sentimentos humanos em relação ao processo de comunicação. Esta obra oferece uma exploração pelos estímulos sensoriais presentes no ambiente urbano, desde a modernidade até os dias atuais. Propões alguns questionamentos sobre os sentimentos tanto em sua apropriação pela comunicação mercadológica quanto pelos indivíduos e suas percepções acerca dos estímulos cotidianos, o que relaciona-se diretamente com os estados de atenção e os mecanismos da memória humana no resgate de experiências vividas.


Tal sensibilidade pode ser notada no resumo da trajetória da pesquisadora e autora, conforme abaixo.


Formada em jornalismo, com mestrado e doutorado na linha de Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou em diversos projetos de comunicação e marketing digital para empresas como Oi, Detran-SP, Fundação Vanzolini, Rede Bandeirantes, SulAmérica Seguros e Fundação Roberto Marinho. Foi colunista para portais de tecnologia e possui muitos casos de estudos e artigos publicados em revistas e anais de eventos sobre seus temas de interesse. Atualmente, coordena a área de pesquisas da ESPM Rio, onde é professora na graduação e na pós.






41 visualizações
3cdf02_d9a7e81fafbb4f8f87dc7c742279d12b~
Screenshot 2020-04-26 16.57.40.png