top of page

Podcasts: as TICs reinventando o Rádio

Atualizado: 17 de nov. de 2020


Prof. Giovani Marangoni


Desautomático


Uma das funções primordiais do Interação é acompanhar as evoluções das Tecnologias de Comunicação e Interação (TICs) e alguns de seus impactossobre as dinâmicas da comunicação social na contemporaneidade. Acompanhamos os efeitos gigantescos da comunicação audiovisual na internet, que redimensionou diretamente o mercado das emissoras de televisão acostumadas a modelos comerciais orientados pela lógica dos Prime Times em sua linearidade das horas. Na internet, as regras das programações appointment perdem seu sentido na direção da oferta de conteúdos ondemand, acessíveis nos momentos particulares de cada espectador, produzindo uma nova lógica orientada pelo que denominamos Prime Content.


Se os efeitos mais imediatos aconteceram na relação entre a internet e as emissoras lineares de TV, a lógica do Prime Content não demorou a chegar aos ambientes estritamente acústicos - como denominados por Marshal McLuhan - nas ondas do rádio. É certo que este meio foi inicialmente impactado nas audiências de músicas. Se os nativos analógicos se acostumaram a consumir música nas superfícies físicas dos cassetes, vinis, CDs e logicamente nas emissoras de rádio, a web com suas plataformas de streaming vem modificando diametralmente o acesso aos catálogos de música. Com isto, a música, matéria prima fundamental nas programações de emissoras de rádio, passou a ser acessível também nas plataformas online, na mesma lógica ondemand que rapidamente se naturalizou nas audiências audiovisuais. Entretanto, os conteúdos falados, as resenhas,as entrevistas, a conversa, o papo do locutor, por um bom tempo ainda continuaram exclusivos do Rádio, até o surgimento e popularização do formato Pod Cast.


O nome Pod Cast é inspirado no iPod, dispositivo de música largamente comercializado pela americana Apple. É um formato de áudio ondemand que traz para o streaming a conversa, elemento peculiar e fundador do meio rádio.


Interessado nas TICs e em parceria com o LifeLab ESPM, o Interação mergulhou nas dinâmicas de produção de Pod Casts e lançou o Desautomático, periódico em áudio sobre criatividade. Mais que um conteúdo programático do Lifelab, este podcast é nosso laboratório de produção acústica para a internet. Sejam bem vindos/as e conheçam o Pensamento Divergente de Joy Paul Guilford nas ondas do Desautomático.


27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page