top of page
  • Foto do escritorAriel

Sites da semana edição n°2

Atualizado: 8 de jan. de 2020


Prof. Eduardo Ariel

Os sites são tão bons quanto os museus?



Em matéria publicada no Jornal O Globo (18/05/2019) são apresentados museus de tirar o fôlego (conforme o próprio título da veiculação). O Observatório de InteraAção da ESPM resolveu it atrás das páginas Internet desses aparelhos culturais para descobrir como são. Será que também tiram o nosso fôlego?


O MUSA, no México, é um subaquático com 500 esculturas submersas no mar. Os usuários necessitarão de equipamento de mergulho ou de barco com fundo de vidro.



O MORI BUILDING DIGITAL ART MUSEUM, em Tóquio, conta com mais de mais de 50 instalações tecnológicas. Nele reside um espetáculo formado por luz, cores e interação. Os vídeos e as imagens de fundo dão um tom fauvista para toda experiência visual interativa.





Galeria do museu com algumas das instalações (Divulgação).



O ZEITZ MUSEUM CONTEMPORARY ART AFRICA, na África do Sul, apresentada uma narrativa inédita para arte contemporânea. Toda interface visa criar uma sensação de galeria, em virtude do cabeçalho e do rodapé ficarem fixos. É um redescoberta para solução antiga, utilizada por designers na época dos "frames" - só que agora de maira fluída e adaptada para "tempos líquidos".





Galeria do museu, seja da sua arquitetura ou de uma área interna (Divulgação).



O MUSEU DAS RELAÇÕES INTERROMPIDAS, oriundo da Croácia, possui um acervo muito próprio e inusitado. Formado por doações globais de objetos que contam histórias de amor interrompidas. Atualmente, possui uma segunda unidade em Los Angeles.





O MUSEU DOS DIREITOS HUMANOS, em Winnipeg no Canadá, apresentado o assunto dos direitos humanos de maneira ampla, organizada e inspiradora. Aqui se destacam tragédias humanas, bem como personalidades míticas que serviram como um fio de luz em períodos soturnos. O ponto alto da interface é cuidado dado ao conteúdo, tal qual uma revista impressa faria. Assim, o design editorial se destaca e valoriza os relatos.




Por último, o BIOMUSEO retrata toda história natural do Panamá, destacando sua rica biodiversidade. Além disso, o projeto de interface apresenta um grid interessante em relação ao princípio de consistência e padrões, pois parece ter um sistema bem estabelecido para guiar o usuário em sua navegação.



Galeria de telas do site do museu (Divulgação).


190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page