top of page
  • Foto do escritorAriel

Solos de guitarra para eternidade


Prof. Eduardo Ariel

Obrigado Eddie!




Fica complicado escrever com emoções conflituosas, pois tive um dia muito feliz e triste ao mesmo tempo.


Tive o presente de assistir uma querida aluna defender sua pesquisa de mestrado. Parabéns Ana Carolina! Você me deixou muito orgulhoso. Também aproveito para felicitar o Prof.Diego pela brilhante condução, durante toda orientação.


Um pouco mais tarde recebi uma notícia que me abalou. Ela veio de um colega que também gosta de rock, Prof. João Figueiredo (coordenador do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa). Ele me contou, ao telefone, sobre o falecimento do guitarrista Eddie Van Halen.


Edward Lodewijk Van Halen, nascido em 26 de janeiro de 1955, Amsterdã - Países Baixos,mais conhecido como Eddie Van Halen, foi um guitarrista, compositor e produtor musical, co-fundador da banda Van Halen. Para muitos, conforme eleição feita pela revista "Guitar World", o maior guitarrista que já existiu. Com ele surgiram riffs emblemáticos e solos lendários. Como se não fosse bastante ele ajudou na difusão do "tapping", técnica onde suas duas mãos são usadas no braço da guitarra.


O músico também criou uma marca de instrumentos musicais, amplificadores com nome EVH. Ela foi resultado do sua paixão pelo instrumento e pela sonoridade alcançada após anos de experimentação. Seu equipamento é um mix de outras marcas renomadas, daí surgiu o nome de Frankestrat. Muito anos depois, a Fender juntou-se a Eddie para fazer uma réplica de sua guitarra, incluindo todos os detalhes de anos de uso.


Site da empresa EVH. Fonte: https://www.evhgear.com


Abaixo compartilho uma versão de uma das canções mais conhecidas da banda, em uma versão tocada em piano - do início ao fim. Linda! Uma obra-prima.



Os próximos três vídeos são clipes da banda tocando dois de seus hits.








12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page